Notícias

Investir no Mercado Imobiliário: 5 vantagens

Partilhar Publicação:

chave na mão com porta-chaves em forma de casa e com casa. no fundo.

Investir no mercado imobiliário é uma das formas mais tradicionais de investimento. O investimento em imóveis permite aos investidores construir um património seguro e lucrativo, combinando, simultaneamente, a estabilidade com excelentes taxas de retorno.

No artigo que se segue, vamos abordar o conceito de investimento imobiliário, como funciona, quais os tipos de investimento e as principais vantagens de investir no mercado imobiliário.

Como funciona o investimento imobiliário?

Antes de investir no mercado imobiliário, é importante saber como funciona o setor imobiliário. Algumas características deste setor transformam este tipo de investimento numa das principais opções entre os indivíduos que pretendem construir um património seguro enquanto investem dinheiro.

Os principais motivos que levam os investidores a investir no setor imobiliário são, entre outros, os seguintes:

  • Segurança do investimento;
  • Potencial de valorização;
  • Possibilidade de diversificação.

 Quais são os tipos de investimento?

No que respeita aos tipos de investimento, existem duas modalidades que podem ser utilizadas pelos investidores:

1- Compra direta

A compra direta é a forma mais convencional de investimento imobiliário e por isso, a mais conhecida. 

Nesta modalidade, o investidor compra um imovel com o objetivo de o rentabilizar. Para isso, pode recorrer a algumas estratégias:

  • Comprar um imovel pronto e aluga-lo;
  • Comprar um imovel na planta para revende-lo depois de pronto;
  • Comprar um imovel com o objetivo de o remodelar ou restaurar e revendê-lo, mais tarde, por um valor significativamente mais alto.

2- Fundos Imobiliários

Os fundos imobiliários são investimentos realizados por um conjunto de investidores, sendo que cada participante tem um número de cotas proporcionais ao valor investido. 

Esta modalidade de investimento tem como objetivo adquirir imóveis que um indivíduo sozinho não teria capacidade financeira para comprar sozinho. Entre os exemplos mais comuns de imóveis adquiridos por fundos imobiliários, podemos destacar os seguintes:

  • Shoppings;
  • Hoteis;
  • Prédios comerciais;
  • Agências bancárias.

As 5 Vantagens de investir no imobiliário:

1- Taxa de inflação

A taxa de inflação é o aumento no nível dos preços, ou seja, é a média do crescimento dos preços de um conjunto de bens e serviços em um determinado período de tempo.

No que respeita ao investimento no mercado imobiliário, por se tratar de uma forma de investimento estável e com potencial valorização, o retorno proporcionado pelo investimento é superior à taxa de inflação.

2 – Taxa de juro

O juro é o valor cobrado por um empréstimo concedido pelo banco ou a remuneração que se recebe do banco quando se deposita dinheiro numa conta de depósito.

As taxas de juro indicam esse custo ou rendimento como uma percentagem do montante do empréstimo ou do depósito e referem-se a um determinado período de tempo, normalmente um ano.

Nos últimos anos, as taxas de juro atingiram mínimos históricos, estando esta descida a decorrer desde 2011 até aos dias de hoje e o que se torna numa vantagem bastante significativa para quem quer investir no mercado imobiliário.

3 – Maior rentabilidade

O setor da construção e o setor imobiliário, continuam a ser os setores mais vantajosos para quem quer investir em Portugal.

O setor da construção civil, que já era um dos principais antes da pandemia da Covid-19, continua a ser um dos dos setores que mais cresce no país. De acordo com a Conjuntura da Construção de 2021 divulgada pela AICCOPN (Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas), a previsão é que a taxa de crescimento real seja de um valor médio de 2.2%.

No que respeita ao setor do imobiliário, apesar de a situação pandêmica ter colocado um travão no número de transações de habitações, os preços das casas continuaram a aumentar. Segundo o INE (Instituto Nacional de Estatística), no 2º trimestre de 2021, o Índice de Preços da Habitação cresceu 6,6% em termos homólogos, 1,4 pontos percentuais acima do verificado no trimestre anterior.

Em termos de regiões, é nos grandes centros urbanos, Porto e Lisboa, que se situam os imóveis mais valiosos. 

Apesar de atualmente a margem de ganhos ser inferior, o imobiliário continua a ser um dos principais setores para investir em Portugal. 

Se quiser saber mais sobre o investimento imobiliário no país, leia o artigo completo sobre Investimento Imobiliário em Portugal, que preparamos para si.

4 – Aumento dos preços

Nos dias de hoje, o mercado imobiliário e o mercado da construção civil, continuam a valorizar-se cada vez mais, quer na compra, na venda ou no arrendamento de imóveis.

Consequência da rentabilidade gerada pelo investimento nestes setores, o potencial de valorização destes mercados torna-se bastante significativo, o que leva ao aumento dos preços dos imóveis, nomeadamente nos grandes centros urbanos, Lisboa e Porto.

5 – Retorno do investimento

Investir no mercado imobiliário é uma forma de investimento considerada bastante segura, uma vez que se trata de um bem tangível e com probabilidade de desvalorização relativamente baixa. 

Por isso, o investimento no setor imobiliário tem sempre um valor garantido, o que assegura o retorno ao investidor.

Conclusão

O investimento imobiliário é, ainda hoje, uma das principais opções de investimento de grande parte dos investidores.

Na Visionary Fragment possuímos diversas vantagens de investimento imobiliário. 

Visite o nosso website e conheça a opção que melhor se adequa a si. Se preferir pode entrar diretamente em contacto connosco!

Sem Comentários on Investir no Mercado Imobiliário: 5 vantagens

Comentar