O Dia Mundial do Urbanismo é comemorado no dia 8 de novembro.
O urbanismo consiste nos padrões estabelecidos para o crescimento de uma cidade em vários âmbitos, entre eles o técnico, económico e administrativo.
O Dia Mundial do Urbanismo foi desenvolvido para a promoção e criação de soluções de urbanismo, que podem contribuir para uma saudável integração dos elementos de uma comunidade. O sistema de transportes, locais para habitação, soluções de lazer e planeamento de áreas verdes, são temas debatidos.

Qual o motivo para a criação deste dia?
Esta data comemorativa foi instaurada em Buenos Aires, em 1934, por Carlos María della Paolera, o primeiro sul-americano a se formar no Instituto de Urbanismo da Universidade de Paris.
Paolera defendia a construção de um urbanismo científico, ou seja, o planeamento das cidades deveria ser tratado como uma ciência a fim de torná-la mais eficiente para os seus cidadãos.
Em 1949, a Organização Nacional das Nações Unidas (ONU) decide adotar esta data no seu calendário e mais de 30 países seguem esta recomendação.
As cidades tornam-se cada vez mais complexas e o homem busca cada vez mais simplicidade. Numa expressão: qualidade de vida. O poder viver hoje é cada vez mais difícil. Não só para pobres, pois se descobre lentamente, mas definitivamente, que não há como existir dois tipos de seres humanos, os que podem viver e os que não podem viver.
Por isso, neste dia, refletimos sobre o nosso espaço urbano e o seu planeamento, abordando os desafios e riscos inerentes à edificação de uma cidade. Temos de ter mais atenção aos nossos edifícios. Pense em como gostaria de viver. Em cidades frias sem zonas verdes? Em cidades dividas por pobres e ricos? Para além disso ao construir um edifício/habituação pense no ambiente. Atualmente podemos construir casas e diminuir o impacto que essa construção pode ter no ambiente.
Para isso temos a Visionary Fragment para nos ajudar!
Vantagens de construir com a Visionary Fragment:
1. É possível fazer uma estrutura mista, de aço e betão;
2. Maior resistência à corrosão atmosférica que os aços estruturais comuns;
3. Redução do prazo da construção;
4. Flexibilidade e adaptações para futuras ampliações;
5. Qualidade construtiva;
6. Maior área útil e grandes vãos;
7. Redução dos impactos ambientais;
8. Racionalização de material e mão-de-obra.
Nunca foi tão fácil realizar o seu sonho!
Visionary Fragment
Sem Comentários on Dia Mundial do Urbanismo