Notícias

Avaliação Imobiliária

Partilhar Publicação:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email
homem a fazer avaliação imobiliária com lupa na mão a olhar para icone de uma casa e dinheiro ao lado

A avaliação imobiliária é, do ponto de vista imobiliário, um processo habitualmente reivindicado sempre que está em causa a transação de um imóvel, para efeitos de venda, arrendamento ou outro tipo de investimento imobiliário, assim como para situações no âmbito de um crédito à habitação.

Este processo requer a intervenção de um avaliador certificado, que deverá proceder à inspeção de determinado imóvel, com o objetivo de obter uma estimativa do valor financeiro do mesmo.

Na Visionary Fragment  acreditamos num processo de avaliação, dentro do qual podem ser explorados vários cenários de investimento essenciais para uma decisão diferenciada face à utilidade que se pretende para o imóvel.

Qual o objetivo de uma avaliação imobiliária?

A avaliação imobiliária é requerida para diversas finalidades, sendo que o seu grande objetivo é a obtenção de informação de natureza qualitativa e financeira que oriente para uma decisão de maior rentabilidade.

Através desta informação, o promotor e outras partes interessadas passam a deter informação rica e sustentada para avaliar o seu interesse económico e financeiro no projeto.

Quais os fatores que influenciam a avaliação imobiliária?

Para que seja possível obter o valor final de um imóvel é necessário que os profissionais responsáveis verifiquem uma série de critérios determinantes na avaliação:

Localização

A localização é um dos critérios mais importantes no que respeita à avaliação imobiliária.

Os avaliadores devem considerar o enquadramento do imóvel, a sua localização envolvente e analisar os instrumentos urbanísticos legais, para que seja possível alcançar o valor de mercado do mesmo.

Fachada

Para uma melhor avaliação é importante que os elementos da fachada do imóvel, como portões e portas, se apresentem em bom estado de conservação.

Documentos

Os documentos em dia são um ponto-chave para que seja possível proceder a qualquer operação financeira, seja ela no âmbito de venda, arrendamento ou financiamento, uma vez que é considerada um fator de segurança do imóvel. 

Algumas questões como áreas de difícil acesso ou atrasos no pagamento dos impostos podem prejudicar o valor atribuído ao imóvel através da avaliação imobiliária.

Sistemas elétrico e hidráulico

Os sistemas elétrico e hidráulico destacam-se como dois dos critérios mais importantes na avaliação imobiliária e exigem uma inspeção aprofundada por parte do avaliador responsável.

Para isso, no âmbito da avaliação imobiliária, o profissional em questão deverá testar todos os aparelhos elétricos e hidráulicos existentes no imóvel, como a caixa de energia e os chuveiros, por exemplo.

Como se obtém o valor da avaliação imobiliária?

O cálculo do valor de um imóvel é altamente influenciado pelos critérios referidos anteriormente. Assim, após serem devidamente consideradas as características do imóvel é aplicada uma fórmula para que seja possível chegar ao valor da avaliação imobiliária.

Valor por metro quadrado por zona X Área de construção da habitação

Na Visionary Fragment analisamos e estimamos o valor dos imóveis, sempre com o propósito de fornecer aos nossos clientes informação atual acerca do mercado, pois acreditamos que só assim os seus investimentos serão tomados em segurança.

Quais os dados que devem constar numa avaliação imobiliária?

A avaliação imobiliária deve conter referência aos seguintes aspetos:

  • Identificação do objeto da avaliação, incluindo fotografias e descrição das suas características físicas e funcionais;
  • Finalidade da avaliação;
  • Identificação da entidade que procede à avaliação;
  • Bases e pressupostos da avaliação;
  • Data da última visita ao imovel e data da avaliação;
  • Assinatura do avaliador;
  • Entre outros.

Conclusão

A avaliação imobiliária é um processo complexo e requer a intervenção de profissionais certificados que deverão proceder à inspeção de determinado imóvel, com o objetivo de obter uma estimativa do valor financeiro do mesmo.

Esta avaliação está sujeita à análise de diversas características associadas ao imóvel e é utilizada para diversos fins, sendo que em grande parte deles são de carácter obrigatório.

Na Visionary Fragment somos especializados em Estudos de Viabilidade de Investimentos. O que nos permite obter informação de natureza qualitativa e financeira que oriente para uma decisão mais rentável e segura.

Sem Comentários on Avaliação Imobiliária

Comentar